canto_bus	ca_dir
canto_busca
canto_busca_dir
canto_busca
  • Twitter
  • Orkut
  • Facebook

02 de Abril de 2011

Dia de Conscientização do Autismo

O Governo do Distrito Federal irá participar do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, neste sábado, decorando com luz azul o Palácio do Buriti, Torre de TV e Fonte luminosa. O evento internacional tem como objetivo dar mais atenção ao transtorno do espectro autista.

 

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, está empenhado em fortalecer as ações já existentes de suporte aos autistas no âmbito do GDF. Serão transformadas em política pública de apoio a eles. Por determinação do governador, a Secretaria de Governo já está trabalhando em um projeto de Lei a ser enviado à Câmara Legislativa para tratar da questão.

 

“O mérito é justo, mas o projeto de lei anterior era inconstitucional. Não posso sancionar algo que mais tarde irá causar transtornos à população, pois será questionado pela Justiça”, afirmou o governador, referindo-se à lei sobre o assunto, que teve de ser vetada em fevereiro deste ano. A proposta tinha vício de origem, pois foi apresentada pelo Legislativo e é de competência do Executivo elaborá-la.

 

Projeto de Lei

O Governo do Distrito Federal participa hoje (01/04) de um encontro promovido pelo Movimento Orgulho Autista Brasil (Moab) e pelo UniCEUB para discutir a Lei do Autismo do DF, com a participação de parlamentares, profissionais da área e amigos/familiares de autistas. Michel Platini, assessor especial da Secretaria de Governo, estará representando o GDF.

 

Ações no DF

O Distrito Federal tem atendimento aos autistas no Comppe - Centro de Orientação Psico-Pedagógica, com equipes interdisciplinares que atendem crianças de 0 a 18 anos compostas por neuropediatras, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogo, psquiatra infantil e psicopedagogos.

 

Na área da Educação, há 13 centros de ensino especial e três instituições conveniadas que atendem crianças e adolescentes com o transtorno. A Escola Classe 405 Norte é referência na rede pública de ensino na educação de crianças autistas. Hoje, 30 autistas entre 5 a 14 anos frequentam a escola.



Voltar

     

Michel Platini - Telefone: (61) 8141-3113 (Operadora Oi)
E-mail: michelplatini@michelplatini.com.br